Boletim de 06 de Agosto de 2017
Boletim 06/08/2017

IGREJAS EVANGÉLICAS REFORMADAS NO BRASIL

Departamento da Missão - Projeto Ponta Grossa

BOLETIM DOMINICAL

nº 308 – 06 de Agosto de 2017


 

COMUNHÃO

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. (João 15.12)

A expressão “uns aos outros” é encontrada na Bíblia mais de 50 vezes. Esta expressão é utilizada de forma abrangente nas Escrituras para a nossa edificação e crescimento. Mas qual é o significado da expressão “uns aos outros”? Tem a ver com a comunhão e a saúde do corpo de Cristo. Creio que este mandamento nos leva a caminhar pelos relacionamentos; nos conduz ao crescimento pelo conhecimento e interação entre os irmãos; produz boas e sólidas amizades, transforma nosso caráter à semelhança do caráter de Cristo; e nos leva a construir, de forma dinâmica, o Reino de Deus aqui na terra.

A expressão “uns aos outros” tem sido praticamente ignorada por alguns cristãos, pois ao ler as Escrituras muita gente não consegue ver a abrangência e força do seu conteúdo. Por isso alguns autores chamam este mandamento de chave para se combater a crise de comunhão no seio da Igreja cristã.

Crise? Mas, que crise? Onde vemos essa crise de comunhão?

Quando não nos preocupamos com os outros. Quando olhamos o mundo e a igreja de forma egoísta, voltados exclusivamente para nós mesmos, e ficamos ensimesmados, fechados, alienados, sem contato fraternal, mantendo relacionamentos superficiais, etc. Quando raciocinamos como Caim, que após ter matado seu irmão Abel respondeu mal ao Senhor, em Gênesis 4:9: Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel”? Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão”?

Será que estamos sendo responsáveis pelos nossos irmãos? Ou será que os estamos matando como o fez Caim, mesmo que não fisicamente, mas emocionalmente, afetivamente, relacionalmente?

A Igreja de Jesus Cristo sempre foi chamada para crescer com qualidade. E crescer com qualidade significa crescer com os irmãos cuidando uns dos outros, orando uns pelos outros, amando uns aos outros, perdoando uns aos outros. Uma igreja assim pode fazer uma diferença imensa neste mundo de individualismo, egoísmo e competição entre as pessoas onde vivemos.

Mas sempre há o risco da Igreja se esquecer do amar. E uma Igreja que se esquece do amor fraternal, abandona sua verdadeira identidade. Que possamos estar abertos para trilhar o fascinante caminho da comunhão com Deus e com os homens, caminho que nos leva a uma vida abundante na Sua presença. (MAMP)

 

Liturgia 06/08/2017

Hinos

172 – Teu Culto agora, aqui, Senhor

167 – A nosso Pai do céu

296 – Quão doce fala ao coração 1 e 4

379 – Manda-nos luzir 1

249 – Ó Jesus, ó vera páscoa

434 – Não sou meu

185 – Findo o culto, partiremos

Textos

Salmo 105:1-4

I Coríntios 13:1-8

 

Notícias da Igreja

- Na mesa ao fundo do templo há alguns envelopes amarelos, para serem usados no caso de Deus mover o coração de algum dos irmãos para dar uma oferta específica para a construção do templo da Igreja.

- Na quinta-feira, dia 17 de agosto, teremos a segunda reunião de agosto do Grupo de Estudos Bíblicos. A reunião será na casa do Pb. Johannes na Rua Jaime Rosas, 152 (Rua da Fancar).

- Estão conosco hoje, em Visitação Eclesiástica sinodal, o Pr. Gonçalo Manita, da Congregação Eldorado da IER Carambeí Nova Holanda e o Pb Lucello Berendsen, da IER Curitiba. O Pr. Gonçalo nos trará a mensagem. Após o culto eles se reunirão com a Mesa administrativa de nosso projeto.

 

Leituras Bíblicas – Agosto

Data

1ª Leitura

3ª Leitura

06/08

Melissa F.

Lilian

13/08

Melissa P.

Johannes

20/08

Siglinde

Elton

27/08

Zuleide

Rivane

 

Culto Infantil – Agosto

06/08 – Wesley e Melissa Freitas    13/08 – Zuleide

20/08 – Wesley e Melissa Freitas    27/08 - Zuleide

 

Ornamentação – Agosto

06/08 – Siglinde  13/08 – Zuleide

20/08 – Juliana    27/08 - Rivane

 

Lâmpada – Agosto

06/08 – Ricardo   13/08 – Monique

20/08 – Carolina  27/08 - Pedro

 

Escala Presbíteros – Agosto

06/08 – Rivane                    13/08 – Luciano

20/08 – Johannes                27/08 - Rivane

 

Aniversários – Agosto

04/07 – Cíntia Vaz Djikstra

26/07 – Beatrice Djikstra

 

Aniversários de Casamento – Agosto

23/08 – Jairo Vaz

            Siglinde Vaz

(Se o seu nome não está listado e você aniversaria ou comemora seu aniversário de casamento em Agosto, por favor, comunique ao Pb. Johannes).

 

Quem Somos

O Projeto Missionário IER Ponta Grossa é uma ação missionária do Departamento da Missão do Sínodo das Igrejas Reformadas no Brasil. O Projeto é eclesiasticamente supervisionado pela IER Carambeí Colônia e conta com uma Mesa Administrativa local. O projeto se reúne aos Domingos, às 10 horas, no Anexo do Hotel Planalto, na Esquina das ruas 7 de Setembro com 15 de Novembro no centro de Ponta Grossa.

 

Mesa Administrativa

Presidente

Pb. Johannes Boessenkool

Vice-Presidente

Pr. Marco Aurélio M. Pereira

Tesoureiro

Pb. Luciano Gebeluca

Secretário

Dc. Michael de Geus

Patrimônio

Pb. Rivane Lima

Jovens e Adolescentes

Dc. Melissa La Banca Freitas

 

Atenção!!!

Já possuímos nossa conta bancária própria:

SICREDI

Igreja Evangélica Reformada de Ponta Grossa

CNPJ 22.321.612/0001-19

Agência 0730

Conta Corrente 69415-0

 

A Igreja na Internet

A Igreja já possui seu espaço no Facebook. Procure em: http://www.facebook.com/ierpontagrossa.ierpg

Adicione e curta nosso endereço.

 

Já temos nossa página na internet. O endereço é: http://pgcentro.ierb.org.br

 Fale Conosco

Para falar conosco, você pode usar uma das seguintes formas:

 E-mails

igrejareformada.pg@gmail.com

revmarcoaurelio@gmail.com

 Telefones

042 3224.5325

042 99111.9498

(Pr. Marco Aurélio)

  

Texto da Semana

Lucas 22:17-20: Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: — Peguem isto e repartam entre vocês. Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: — Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.

 

Agenda Agosto

Dom

Sáb

 

 

01

02

03

Grupo de Estudos

04

05

06

Culto

Santa Ceia

07

08

09

10

11

12

13

Culto

14

15

16

17

Grupo de Estudos

18

19

20

Culto

21

22

23

24

25

26

27

Culto

28

29

30

31

 

 

 

Santa Ceia

I Coríntios 11:26-29: Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim”. Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim”. De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice. Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo.


Para fazer o download do boletim, clique aqui.