Boletim de 08 de Abril de 2017
Boletim 09/04/2017

IGREJAS EVANGÉLICAS REFORMADAS NO BRASIL

Departamento da Missão - Projeto Ponta Grossa

 BOLETIM DOMINICAL

 nº 291 – 09 de Abril de 2017


Domingo de Ramos

“Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12:32)

Hoje é Domingo de Ramos. Nós nos imaginamos dando as boas vindas ao Rei em nossa cidade e em nossos corações. Ele tenta fazer conhecidas suas intenções ao chegar, não sobre um grande garanhão, mas sobre um modesto jumento, manso e humilde.

Imagino quantos aqui olham para este modesto Servo-Rei e sentem que esta é apenas uma fina camada superficial, e que por trás desse modesto exterior há poder e autoridade terríveis que estão apenas aguardando para irromper contra você se você escorregar de qualquer maneira. Imagino quantos sentem que não é de fato o mais profundo prazer do coração deste Rei servir seu povo e satisfazer suas necessidades.

Imagino quantos sentem que ele está montado nesse jumento de humildade como uma espécie de camuflagem. E uma vez que ele ganhe uma base de operações, ele lançará fora esses trapos, desembainhará sua espada, e avançará para fazer o que ele realmente ama fazer, a saber, julgar e destruir. É claro, alguns serão salvos — os poucos que de alguma maneira puderam agradá-lo. Mas esse não é o desejo de seu coração. Ele é basicamente irado — sempre irado. E o melhor que podemos fazer é ficar fora de seu caminho e, talvez, se guardarmos as regras bem o suficiente, podemos passar por ele quando estiver em um temporário bom humor.

O Mais Profundo Deleite de Deus

Jesus faz o máximo para ajudá-lo a não sentir-se assim com relação a Deus. E eu quero chamar sua atenção para um versículo, que é Lucas 12:32, porque cada pequena parte desse versículo tem a intenção de ajudar a remover esse medo que Jesus sabe que lutamos contra, isto é, que Deus dá seus benefícios de má vontade, que ele é constrangido e está fora de seu personagem quando ele faz coisas agradáveis, que no fundo ele está irado e ama liberar sua ira.

Lucas 12:32 é um versículo sobre a natureza de Deus. É um versículo sobre o que deixa Deus alegre — não meramente sobre o que Deus fará ou o que ele tem que fazer, mas o que ele se alegra em fazer, o que ele ama fazer, e o que lhe dá prazer em fazer. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.”

A frase “se agradou,” é um verbo em grego: “ser um prazer” ou “satisfazer-se em.” Pode-se traduzir por: “Agradou a Deus,” ou, “Deus escolheu isso alegremente.” Em outras palavras, Deus não está agindo dessa maneira generosa para encobrir e esconder alguma motivação maliciosa. A palavra “agradou” exclui isso completamente. Ele não está dizendo por dentro: “Eu terei de ser generoso por um tempo mesmo que eu não queira ser, porque o que eu realmente quero fazer é trazer julgamento sobre pecadores.”

O que o Senhor está expressando é inevitável: Deus está agindo aqui em liberdade. Ele não está sob o constrangimento de fazer o que ele não quer de fato fazer. Nesse exato ponto, quando ele dá a seu rebanho o reino, ele está agindo a partir de seu mais profundo deleite. É isso o que a palavra significa: A alegria de Deus, seu desejo, seu querer, anseio, esperança, prazer, alegria e deleite, é dar o reino a seu rebanho.(John Piper)

 

Liturgia 09/04/2017

Hinos

122 – A Deus, supremo benfeitor

215 – Saudai o nome de Jesus 1 e 4

299ª – Meu pecado resgado

379 – Manda-nos luzir 1

151 – Que grande bênção é

341 – Quando à alma sequiosa

Textos

31:9-16

Zacarias 9:9-12

Lucas 19:28-40

 

Notícias da Igreja

 - Todos devem lembrar que em cada domingo, antes do culto, às 9:15 horas, nós realizamos uma reunião de oração de intercessão pela igreja, pelas famílias e por nosso país. Todos são convocados para juntos intercedermos e adorarmos a Deus ainda antes do culto.

- Na mesa ao fundo do templo há alguns envelopes amarelos, para serem usados no caso de Deus mover o coração de algum dos irmãos para dar uma oferta específica para a construção do templo da Igreja.

 

- Sexta-feira, dia 14 de abril, teremos o nosso culto da Paixão. A presença de todos é fundamental para podermos refletir sobre a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

- No próximo, domingo, celebrando a Páscoa, teremos a Santa Ceia do Senhor. Será um momento importante para juntos relembrarmos o amor de Deus revelado em Cristo por nós.

- Em abril, nosso culto vespertino será no próximo domingo, dia 16/04, às 19 horas. A presença de todos é indispensável para juntos adorarmos nosso Deus no cair da tarde.

- A segunda reunião de abril do Grupo de Estudos Bíblicos será no dia 20, quinta-feira, às 20 horas, na residência da Pb. Rivane Lima, no Parque dos Ingleses, ao final da Rua Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto, no Vilela.

 

Leituras Bíblicas – Fevereiro / Março

Data

1ª Leitura

3ª Leitura

09/04

Zuleide

Melissa

16/04

Melissa F.

Lílian

23/04

Johannes

Rivane

30/04

Melissa

Elton

 

Culto Infantil – Março

09/04     Zuleide  16/04     Zuleide  23/04 A definir

30/04     A Definir

 

Ornamentação – Março

09/04 – Simone   16/04 – Zuleide   23/04 – Rosana

30/04     Juliana

 

Lâmpada – Fevereiro / Março

09/04     Pedro     16/04     Gabriel  23/04     Lucas

30/04 - Carolina

 

Escala Presbíteros – Fevereiro / Março

09/04     Luciano 16/04 – Rivane    23/04     Johannes

30/04     Luciano

 

Aniversários – Abril

02/04 – Catherine Djikstra

15/04 – Adriele Moreira da Silva

22/04 – Gabriel Hinsching

23/04 – Monique Martinazzo

26/04 – Gabriel Vaz Djikstra

(Se o seu nome não está listado e você aniversaria ou comemora seu aniversário de casamento em Março, por favor, comunique ao Pb. Johannes).

 

Quem Somos

O Projeto Missionário IER Ponta Grossa é uma ação missionária do Departamento da Missão do Sínodo das Igrejas Reformadas no Brasil.

O Projeto é eclesiasticamente supervisionado pela IER Carambeí Colônia e conta com uma Mesa Administrativa local. O projeto se reúne aos Domingos, às 10 horas, no Anexo do Hotel Planalto, na Esquina das ruas 7 de Setembro com 15 de Novembro no centro de Ponta Grossa.

 

Mesa Administrativa

Presidente

Pb. Johannes Boessenkool

Vice-Presidente

Pr. Marco Aurélio M. Pereira

Tesoureiro

Pb. Luciano Gebeluca

Secretário

Dc. Michael de Geus

Patrimônio

Pb. Rivane Lima

Jovens e Adolescentes

Dc. Melissa La Banca Freitas

  

Atenção!!!

Já possuímos nossa conta bancária própria:

SICREDI

Igreja Evangélica Reformada de Ponta Grossa

CNPJ 22.321.612/0001-19

Agência 0730

Conta Corrente 69415-0

 

A Igreja na Internet

A Igreja já possui seu espaço no Facebook. Procure em: http://www.facebook.com/ierpontagrossa.ierpg

Adicione e curta nosso endereço.

 Já temos nossa página na internet. O endereço é:

http://pgcentro.ierb.org.br

 

Fale Conosco

Para falar conosco, você pode usar uma dos seguintes formas:

 E-mails

igrejareformada.pg@gmail.com

revmarcoaurelio@gmail.com

 Telefones

042 3224.5325

042 99111.9498

(Pr. Marco Aurélio)

 

Texto da Semana:

Mateus 21:1-9: Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim. Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta". Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta: "Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’". Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou. Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana ao Filho de Davi!" "Bendito é o que vem em nome do Senhor!" "Hosana nas alturas!". 

Agenda Abril

Dom

Sáb

 

 

 

 

 

 

01

02

Culto

03

04

05

06

Grupo Estudos

07

08

09

Culto

10

11

12

13

14

Culto Paixão

15

16

Culto Ceia

Culto Vesp.

17

18

19

20

Grupo Estudos

21

22

23

Culto

24

25

26

27

28

29

30

Culto

 

 

 

 

 

 

 

 

Ramos

Marcos 11:1-10: Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso?’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele e logo o devolverá’". Eles foram e encontraram um jumentinho, na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam, alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: "O que vocês estão fazendo, desamarrando esse jumentinho?" Os discípulos responderam como Jesus lhes tinha dito, e eles os deixaram ir. Trouxeram o jumentinho a Jesus, puseram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou. Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos. Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana!" "Bendito é o que vem em nome do Senhor!" "Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi!" "Hosana nas alturas!".


Para fazer o download do boletim, clique aqui.